A Associação Portuguesa de Designers é uma associação profissional, fundada em 1976, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, tendo como principal objectivo representar os designers seus associados, promovendo níveis de competência e integridade profissional.

A APD tem como principal objectivo desenvolver o design ao serviço da colectividade, promovendo níveis de competência e integridade profissional.

Para tal, a APD procurará:

1.º Defender e promover por todos os meios ao seu alcance as actividades e iniciativas que tenham como finalidade os interesses dos seus associados.

2.º Actuar junto das entidades administrativas, governamentais, empresariais e outras, no sentido de fomentar a intervenção do designer.

3.º Desenvolver as estruturas necessárias à formação profissional e cultural dodesigner através do intercâmbio com instituições congéneres estrangeiras e com escolas de design nacionais e estrangeiras, a fim de reforçar as trocas de conhecimentos e experiências entre os povos e de contribuir para o progresso dodesign e do seu ensino.

4.º Promover a adesão a organismos internacionais relacionados com a profissão.

5.º O reconhecimento do direito de autentificação pelo designer à sua intervenção efectiva e responsável, quando em exercício da profissão, individual, ou em equipas de trabalho.

6.º Definir uma deontologia profissional.

7.º Organizar e realizar cursos, conferências, exposições, congressos, visitas de estudo e outras actividades, bem como constituir bibliotecas, museus e editar publicações de interesse profissional.

8.º Favorecer, reforçar e desenvolver a cooperação e solidariedade entre os seus membros, de forma que as questões respeitantes aos aspectos sociais e profissionais do design sejam examinadas em comum.

9.º Institucionalizar a profissão do designer e classificar as suas zonas de actuação.

10.º A Associação colaborará com toda e qualquer entidade que tenha por fim a defesa e promoção dos direitos e interesses sócio-profissionais dos designersna celebração de convenções colectivas de trabalho e ou em qualquer trabalho de natureza sindical.